sábado, 30 de outubro de 2010

Alimentando-se da Palavra - 01 #Série Crescendo como cristão

Graça e Paz, amados! Esse é o primeiro artigo da Série Crescendo como Cristão, e fala sobre o nosso alimento espiritual, que contribui para o nosso crescimento espiritual/cristão.

1 Inspirada pelo Espírito Santo
Por mais que pareça para alguns, a Bíblia não é apenas uma coleção de histórias, de criações literárias, de fábulas, de mitos e ideias humanas a respeito de Deus. 40 pessoas com contextos históricos e culturais, com estilo e linguagem diferentes escreveram os 66 livros da Bíblia, ao longo de um período de 1.500 anos. Se a Palavra de Deus fosse inspiração humana, seria impossível não existir alguma contradição, porque os humanos são falhos.
2 Pedro 1.20,21 “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 
Embora os escritores tivessem usado a sua linguagem, eles foram inspirados pelo Espírito Santo e só escreveram o que Deus queria que fosse registrado. O Senhor estava no controle, por isso podemos confiar na Bíblia.

2 Armadura de Deus
Efésios 6. 13-18: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da , com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”  
Nestes versículos, Paulo nos assegura que as armaduras de Deus são eficientes e nos protegem das investidas do nosso inimigo. Algumas dessas armaduras são a verdade, o evangelho da paz, o Espírito, que é a palavra de Deus e a fé, que vem do ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. 
A Bíblia é o que nos protege das mentiras e das tentações do inimigo. Por isso é importantíssimo nos alimentarmos dela, aqui temos um exemplo, Jesus se defendeu com a Palavra: 
Mateus 4. 3,4: “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.

3 Alimentando-se da Palavra 
2 Timóteo 3. 16 17: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”. 
Após o nosso nascimento espiritual, precisamos estar nos alimentando diariamente da Palavra de Deus. Mas ler a Bíblia constantemente não significa que estamos nos alimentando. Às vezes, de tanto lermos a Palavra, podemos tornar-nos entorpecidos por suas palavras e imunes aos seus ensinos. Porém, devemos atentar cuidadosamente para cada versículo e pedir que o Espírito Santo nos ajude a responder à seguinte pergunta: Como esta preciosa palavra se aplica à minha vida?
4 Mais Sabedoria 
A sabedoria verdadeira é aquela que está na Bíblia, e só a temos quando nos alimentamos verdadeiramente, então ficamos mais sábios do que o inimigo e do que os falsos profetas que encontramos por ai. 
Muitas vezes é mais difícil descobrir uma verdade distorcida do que uma mentira evidente. Sempre haverá pessoas que distorcem as Boas Novas, não compreendem o que a Bíblia ensina, ou sentem-se incomodados com a verdade exatamente como ela é. E para saber quando as pessoas estão distorcendo a verdade, devemos conhecer a Palavra de Deus, e verificar se os seus ensinamentos estão de acordo com a verdade.  
Salmos 119. 98-99: Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação”.
5 Valorize a Bíblia
Quando eu estava pesquisando na Bíblia algo para acrescentar neste post, encontrei algumas notas que fizeram a diferença na elaboração do artigo. Uma delas fala sobre uma passagem em Amós 8. 11-13 "Eis que vêm dias, diz o Senhor JEOVÁ, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão errantes de um mar até outro mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não acharão. Naquele dia, as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede”.
O povo não tinha apetite para a Palavra de Deus quando profetas como Amós a transmitiam. Por causa da indiferença do povo, Deus disse que eliminaria até a oportunidade de ouvirem a sua Palavra. Nós temos a Palavra de Deus, a Bíblia, mas muitos ainda procuram resposta para os problemas da vida em várias outras fontes, exceto nas Escrituras. Nós podemos ajudar estas pessoas dirigindo-as à leitura da Bíblia, mostrando-lhes as passagens que falam diretamente a respeito das necessidades especiais e das questões que as afligem. A Palavra de Deus está disponível a nós. Vamos ajudar as pessoas a conhecê-la antes que chegue o tempo em que não possam encontrá-la.

Espero que vocês tenham compreendido e que a gente esteja, a cada dia, nos alimentando da Palavra de Deus, porquê saco vazio não pára em pé! (:
Amanhã, o segundo post da Série "Crescendo como Cristão", e pra não perder, você pode seguir o Twitter, o Orkut ou assine o Feed (o que é isso?) do blog.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, a Palavra de Deus é o nosso fundamento. Basicamente, enxergamos isso pelo fato que até Jesus Cristo foi tentado pelo inimigo e através da Palavra venceu a tentação. Valorizemos essa Escritura Santa, vamos nos interessar em ler mais a Bíblia !

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Engraçado que a bíblia não é uma interpretação particular. Um simples versículo pode dizer muita coisa, depende do seu estado de espírito e do nível de intimidade com Deus.

    Abração é nois Atalaias!

    ResponderExcluir
  4. Hello, mano!
    Gostei muito desse post. Realmente todos nós precisamos melhorar no "relacionamento com a nossa Bíblia." Precisamos ler mais e conhecer mais de Deus. Meditar na sua lei. :D
    Boa semana pra você, cara.
    Abração ATALAIA xD

    ResponderExcluir
  5. Sara, vc por aq! *-* rs
    É isso ai, pessoal! A Bíblia é um dos nossos tesouros, mas não são todos que valorizam e guardam o seu tesouro no coração!
    ----
    É verdade, Jota! Com o tempo a gente vai percebendo isso.
    ----
    Oi Heitor! (; Que bom q tu gostou do post. É. kkk. A gente precisa melhorar o nosso relacionamento com a Bíblia!

    Abraços p/ vcs! :b

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho um selinho pra você em eu blog.. Abraços..

    ResponderExcluir
  7. Esses dias atrás eu estava discutindo sobre um assunto parecido com este, e meus colegas e eu chegamos a mesma conclusão que vc diz neste post.
    A bíblia é a chave para vivermos em plenitude.
    Até mais !

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo blog!
    Que você continue abençoando muitos e muitos corações !
    seguindo aqui, segue o meu tb ♥

    ResponderExcluir
  9. Seu Blog ganhou um Selo veja no Link
    http://andersong12.blogspot.com/2011/06/selo-carisma-veja-se-teu-blog-esta-na.html

    ResponderExcluir